quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PORQUE PEDAGOGIA NÃO FUNCIONA EM CASA?


Sou Pedagoga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte há 6 anos e mãe de duas crianças.
Se existe uma coisa que Freud não explica é: Porque a Pedagogia não funciona em casa?
Freud não sabe, mas eu sei!!!
A questão é simples. Como diz o ditado:"casa de ferreiro, espeto de pau"
A verdade é que tudo que estudamos na Universidade é muito teórico. Quando assunto parte para a questão prática...são outros 500.
A famosa Super Nany deixa claro no seu programa, que o problema não está nas crianças e sim nos pais. Ela sugere umas regrinhas básicas para educar os "filhotinhos de leão" que inicia por aquela cara assustadora que ela tem.
É lógico que as crianças obedecem porque na cabecinha delas, aquela pessoa transmite um certo medo. A coisa mais fácil do mundo é após o programa os pais ficarem chantageando os filhos dizendo: Olha...se você não obedecer eu chamo Super Nany!!!
Voltando ao assunto: Hoje os pais, por trabalharem fora, acham que podem terceirizar a obrigação de educar e entregam seus filhos nas mãos de pessoas desqualificadas, que não tem autoridade nenhuma sobre a criança. Não pode colocar de castigo, não podem falar um pouco mais alto, não pode deixar a criança chorar...e assim o gosto da criança vai sendo realizado e cada vez mais ela vai achando que o mundo gira em torno dela.
O certo é que não é a escola ou a babá ou a igreja que vai cuidar da formação dos seus filhos.  Ninguém, além de você, tem a obrigação e o poder de formar o caráter do seu filho. Você é quem tem de ensinar a ele o certo e o errado!!
Pois bem...A verdade é que pedagogia não funciona em casa porque além da educação, existem outros afazeres domésticos que nos impede de seguir a risca o que está escrito nos livros. Precisamos mostrar autoridade, colocar de castigo, dizer não, deixar chorar quando necessário, dizer a hora de comer, passar roupa, fazer a comida, passar pano na casa, lavar a louça, lavar banheiro e outras coisas mais.
Não significa que a responsabilidade deve ser da escola, como eu citei anteriormente, mas a escola é um lugar exclusivo para educação. A criança vai exercitar o que aprendeu em casa.
E é por isso que a escola deve trabalhar em conjunto com os pais, para que os pontos negativos na educação do seu filho possa ser avaliado e repensado, para que juntos possamos construir um mundo melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário