sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

COPA DO MUNDO NÃO MUDA MINHA VIDA

Pedagogo tem que ser patriota...OK!! Vou torcer pelo Brasil, vibrar a cada jogo, cantar o Hino Nacional com todo entusiasmo, mas quando passar a copa? volta tudo ao normal....

VOCÊ SABIA?

Ao final de cada Copa do Mundo FIFA, vários prêmios são atribuídos aos jogadores e equipes que mais se distinguiram dos outros, em diferentes aspectos do jogo.
Atualmente existem seis prêmios:
  • A Chuteira de Ouro;
  • A Bola de Ouro;
  • A Luva de Ouro ;
  • O Prêmio Fair Play da FIFA;
  • O prêmio de Seleção Mais Divertida;
  • O prêmio de Melhor Jogador Jovem
Minha vida não muda com esses prêmios!
 

ESCOLAS PARTICULARES DE MOSSORÓ/RN


Em busca da Escola de Educação Infantil ideal para colocar meus filhos na cidade de Mossoró/RN, tive a oportunidade de visitar todas (sem exceção) e fiquei horrorizada com o que encontrei pela frente.
Escolas com piscinas sem nenhuma grade de proteção, sala de aula parecida com estábulo, parede da sala de aula pintada de azul escuro, ventilador de fácil acesso aos pequenos, escolas sem espaço externo para brincadeiras ao ar livre.
Minha gente, crianças que passam o período integral sem nenhum contato com o meio externo, é um absurdo!!
Não vou aqui citar nomes, mas posso dizer que escolhi a melhor escola de educação infantil para meus filhos!!
No meu antigo Blog falo um pouco sobre esse colégio encantador e totalmente adaptado aos pequenos.
http://www.maenota10.blogspot.com.br/

Toda escola, seja ela estadual, municipal ou particular deve ser autorizada a oferecer os seus serviços. Cabe à Secretaria Estadual da Educação, através da Diretoria Regional da Educação autorizar esse funcionamento.

E fica minha dúvida: Será que esse acompanhamento vem sendo feito????
Autorização é o ato legal que permite o funcionamento de uma escola, seja de educação infantil, ensino fundamental, médio ou profissionalizante. Esta autorização, no entanto, não é definitiva. Tem prazo de validade de até quatro anos e, pode ser suspensa temporariamente ou anulada, se for identificada alguma irregularidade.
Toda escola, seja ela estadual, municipal ou particular, deve ser autorizada.
Toda escola, seja ela estadual, municipal ou particular, deve ser autorizada.

PERFIL DA PEDAGOGA



Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a Educação, o processo de ensino e aprendizagem.

Perfil da Pedagoga:

  • Normalmente a Pedagoga é uma mulher pra casar!
  • Homem que busca compromisso sério pensa logo em Pedagoga porque certamente é uma mulher que gosta de crianças. E homem gosta de ser tratado como uma criança!
  • Pedagoga é uma mulher que certamente tem o sonho de ser mãe e que a educação do seu filho será posta em primeiro lugar no ranking das prioridades.
  • A Pedagoga nunca ficará à vontade em entregar a educação do(s) seu(s) filhos nas mãos de pessoas desqualificadas.
  • O homem que casa com uma pedagoga tem certeza que seu filho não ficará em recuperação, pois ela não quer se sentir envergonhada diante das colegas de trabalho;
  • As Pedagogas normalmente são mulheres criativas e alegres;
E agora um Poema:
"As pedagogas são tão lindas
lindas até demais
merecem um piso
de mais de 5 mil reais"



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PORQUE PEDAGOGIA NÃO FUNCIONA EM CASA?


Sou Pedagoga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte há 6 anos e mãe de duas crianças.
Se existe uma coisa que Freud não explica é: Porque a Pedagogia não funciona em casa?
Freud não sabe, mas eu sei!!!
A questão é simples. Como diz o ditado:"casa de ferreiro, espeto de pau"
A verdade é que tudo que estudamos na Universidade é muito teórico. Quando assunto parte para a questão prática...são outros 500.
A famosa Super Nany deixa claro no seu programa, que o problema não está nas crianças e sim nos pais. Ela sugere umas regrinhas básicas para educar os "filhotinhos de leão" que inicia por aquela cara assustadora que ela tem.
É lógico que as crianças obedecem porque na cabecinha delas, aquela pessoa transmite um certo medo. A coisa mais fácil do mundo é após o programa os pais ficarem chantageando os filhos dizendo: Olha...se você não obedecer eu chamo Super Nany!!!
Voltando ao assunto: Hoje os pais, por trabalharem fora, acham que podem terceirizar a obrigação de educar e entregam seus filhos nas mãos de pessoas desqualificadas, que não tem autoridade nenhuma sobre a criança. Não pode colocar de castigo, não podem falar um pouco mais alto, não pode deixar a criança chorar...e assim o gosto da criança vai sendo realizado e cada vez mais ela vai achando que o mundo gira em torno dela.
O certo é que não é a escola ou a babá ou a igreja que vai cuidar da formação dos seus filhos.  Ninguém, além de você, tem a obrigação e o poder de formar o caráter do seu filho. Você é quem tem de ensinar a ele o certo e o errado!!
Pois bem...A verdade é que pedagogia não funciona em casa porque além da educação, existem outros afazeres domésticos que nos impede de seguir a risca o que está escrito nos livros. Precisamos mostrar autoridade, colocar de castigo, dizer não, deixar chorar quando necessário, dizer a hora de comer, passar roupa, fazer a comida, passar pano na casa, lavar a louça, lavar banheiro e outras coisas mais.
Não significa que a responsabilidade deve ser da escola, como eu citei anteriormente, mas a escola é um lugar exclusivo para educação. A criança vai exercitar o que aprendeu em casa.
E é por isso que a escola deve trabalhar em conjunto com os pais, para que os pontos negativos na educação do seu filho possa ser avaliado e repensado, para que juntos possamos construir um mundo melhor. 

MUDANÇA DE BLOG

Voltando as atividades...
Tive um pequeno probleminha no meu antigo blog - http://www.maenota10.blogspot.com.br/ e estou iniciando nesse novo blog para continuar escrevendo minhas experiências.

Sejam bem vindos!!!